segunda-feira, 12 de julho de 2010

Índios on line

É super visível que hoje todos temos uma facilidade bem maior de transmitir e receber informações quase que instantaneamente e simuntaneamente através de diversos meios. O mais legal de toda esta facilidade é que as comunidades estão tendo mais acesso as mídias para divulgá-las. Sem querer entrar no debate de se esse acesso traz benefícios ou não, a verdade é que tive a oportunidade de conhecer de perto ano passado na Comunidade dos Tapebas um projeto super bacana dos Celulares Indígenas (que ainda está em processo de pauta na região). Os índios recebem aparelhos celulares onde podem captar imagens do cotidiano, fazer suas denúncias e expor mais da Comunidade através do site: http://www.indiosonline.org.br/novo/

ÍNDIOS ON LINE é um canal de dialogo, encontro e troca. Um portal de diálogo intercultural, que valoriza a diversidade, facilitando a informação e a comunicação para sete nações indígenas: Kiriri, Tupinambá, Pataxó-Hãhãhãe, Tumbalalá na Bahia, Xucuru-Kariri, Kariri-Xocó em Alagoas e os Pankararu em Pernambuco e para a sociedade em forma geral. Os mesmos índios se conectam a internet em suas próprias aldeias, realizando uma aliança de estudo e trabalho em beneficio de suas comunidades e o mundo.
O objetivo é facilitar o acesso à informação e comunicação para diferentes nações indígenas, estimulando o dialogo intercultural. Promover aos próprios índios o interesse a pesquisa e estudo da sua própria cultura. Resgatando, preservando, atualizando, valorizando e projetando as culturas deste povo, promovendo o respeito pelas diferenças. Com o objetivo, também de conhecer e refletir sobre o índio de hoje. Salvaguardar os bens imateriais mais antigos desta terra Brasil e disponibilizar na internet arquivos (textos, fotos, vídeos) sobre os índios nordestinos para Brasil e o Mundo. Complementar e enriquecer os processos da educação escolar diferenciada multicultural indígena, qualificando índios de diferentes etnias para garantir melhor seus direitos.
ÍNDIOS ON-LINE é uma rede composta por índios voluntários que buscam os desenvolvimentos humano, cultural, social e econômico de suas nações ao tempo que benefícios para todos os seres vivos sem distinção de nacionalidade, raça, cor, crenças… O projeto conta com a coordenação da THYDÊWÁ, com o apoio do Ministério da Cultura, através de seu programa Pontos de Cultura Viva e da ANAI (Associação Nacional de Apoio ao Índio). Em cada Nação indígena que hoje participa do projeto, existem indios jovens e adultos, homens e mulheres, que com maior ou menor freqüência se linkam no projeto para desde seus talentos buscar melhorias para suas comunidades e para o Planeta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário